logo

Polícia

APAE de Cáceres pode fechar por falta de professores


Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Dióri

Hoje são 140 alunos e apenas três professores, alerta a coordenadora Renata Carrelo
 
Fundada em 1976 em Cáceres, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, atende atualmente a 140 alunos, e está correndo o risco de fechar as portas, devido a falta de professores. O risco ocorre não só em Cáceres, mas em todo o Estado, devido a falta de uma legislação específica que garanta a colocação de novos professores, para- os que se aposentam. Os professores das Apae´s são cedidos pelo Estado, e o convênio existente não prevê a substituição do aposentado, deixando a vaga em aberto.

O problema foi levado à Secretaria de Estado de Educação, que não tem como resolvê-lo devido a falta de legislação específica.

Diante do impasse, a APAE de Cáceres realiza na próxima sexta-feira, 21, às 8 horas, uma reunião que dá início a um movimento para a criação da lei, em caráter de urgência, que solucione o problema.
Já confirmou presença o deputado estadual Ezequiel Fonseca. Participa também o presidente da Federação das Apae´s de Mato Grosso, Joanete Carlos Pereira da Silva. Espera-se a participação de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público Estadual, clubes e entidades de serviço, assim como os pais dos alunos atendidos pela Apae.

"Hoje são 140 alunos-informa a coordenadora e psicóloga Renata Carrelo- e estamos com apenas três professores. Já tínhamos um número bem inferior ao adequado -eram seis, e três se aposentaram".
Ainda segundo Renata, o ideal para o atendimento é um professor para cada cinco alunos. Assim, seria necessário um quadro com 25 a 30 professores. "Sabemos que é difícil, mas um quadro de 15 professores já seria um avanço considerável".

Renata alerta que a lei servirá para todas as Apae´s de Mato Grosso e convida as da região para que participem da reunião, que é aberta à imprensa. "Esperamos que o legislativo estadual, através da presença do deputado Ezequiel Fonseca, veja a necessidade da urgência no atendimento desta demanda, que é de interesse social e de toda a comunidade, em todo Mato Grosso".
 
Fonte: Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório

MAPEAMENTO

TCE-MT fará censo próprio para mapear realidade econômica e social dos municípios

Sérgio Ricardo alertou que 35 municípios do Estado correm o risco de desaparecer.


EXPOIND 2025

Após 15 anos, Indiavaí resgata tradição e se torna referência em eventos na região Oeste de Mato Grosso

Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.


INDIAVAÍ

Gusttavo Lima é anunciado para a ExpoInd 2026 por senador: "Contem comigo"

O senador Jayme Campos (União Brasil) declarou, durante a abertura da 1ª ExpoInd, a pretensão de levar o Embaixador da Música Sertaneja, o cantor Gusttavo Lima, para se apresentar na edição de 2026 do rodeio de Indiavaí. “Vamos trazer o Gusttavo Lima para a festa aqui da cidade de Indiavaí. Contem comigo”, disse o parlamentar durante a solenidade realizada na noite...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.