logo

Polícia

APAE de Cáceres pode fechar por falta de professores


Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Dióri

Hoje são 140 alunos e apenas três professores, alerta a coordenadora Renata Carrelo
 
Fundada em 1976 em Cáceres, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, atende atualmente a 140 alunos, e está correndo o risco de fechar as portas, devido a falta de professores. O risco ocorre não só em Cáceres, mas em todo o Estado, devido a falta de uma legislação específica que garanta a colocação de novos professores, para- os que se aposentam. Os professores das Apae´s são cedidos pelo Estado, e o convênio existente não prevê a substituição do aposentado, deixando a vaga em aberto.

O problema foi levado à Secretaria de Estado de Educação, que não tem como resolvê-lo devido a falta de legislação específica.

Diante do impasse, a APAE de Cáceres realiza na próxima sexta-feira, 21, às 8 horas, uma reunião que dá início a um movimento para a criação da lei, em caráter de urgência, que solucione o problema.
Já confirmou presença o deputado estadual Ezequiel Fonseca. Participa também o presidente da Federação das Apae´s de Mato Grosso, Joanete Carlos Pereira da Silva. Espera-se a participação de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público Estadual, clubes e entidades de serviço, assim como os pais dos alunos atendidos pela Apae.

"Hoje são 140 alunos-informa a coordenadora e psicóloga Renata Carrelo- e estamos com apenas três professores. Já tínhamos um número bem inferior ao adequado -eram seis, e três se aposentaram".
Ainda segundo Renata, o ideal para o atendimento é um professor para cada cinco alunos. Assim, seria necessário um quadro com 25 a 30 professores. "Sabemos que é difícil, mas um quadro de 15 professores já seria um avanço considerável".

Renata alerta que a lei servirá para todas as Apae´s de Mato Grosso e convida as da região para que participem da reunião, que é aberta à imprensa. "Esperamos que o legislativo estadual, através da presença do deputado Ezequiel Fonseca, veja a necessidade da urgência no atendimento desta demanda, que é de interesse social e de toda a comunidade, em todo Mato Grosso".
 
Fonte: Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório

SENTENÇA DE PRONÚNCIA

Mulher que matou adolescente grávida e simulou parto será julgada pelo Tribunal do Júri

A Justiça acolheu denúncia da 27ª Promotoria de Justiça Criminal da capital em sentença de pronúncia contra Nataly Helen Martins Pereira para ser julgada pelo Tribunal do Júri pelos crimes de feminicídio qualificado e outros oito delitos conexos pelo assassinato da adolescente Emelly Beatriz Azevedo Sena, de 16 anos. A decisão é do juiz da 14ª Vara Criminal de Cuiabá...


INFLUENZA

Apenas dois municípios da região figuram entre os 10 com maior desempenho em vacinação em MT

A vacinação contra a influenza foi ampliada, em 1º de julho, para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade. Porém, desde o início de abril, apenas 627.128 doses foram aplicadas no Estado. A cobertura vacinal do grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 39,2% da população alvo de 840 mil no Estado, abaixo da...


DATA DEFINIDA

Indiavaí promove o 22º Encontro da Mulher Rural no dia 26 de julho

O evento será realizado a partir das 7h, no Centro Social Anílson Ferreira.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.